revisão [introdução ao estudo dos verbos]

3 meses atrás

REVISÃO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS VERBOS

PS. Pessoas, o que segue abaixo é um resumo de tudo o que trabalhei com vocês sobre verbo em sala de aula, o conteúdo é mais extenso, deixei aqui o que penso ser mais importante nesse primeiro momento. Assimilem o que compartilhei em minhas aulas junto ao que foi compartilhado pelo professor Juliano e bons estudos.

Definição

Verbo é uma palavra que indica essencialmente, o desenvolvimento de uma processo situado no tempo. Pode exprimir várias noções semânticas, como:

AÇÃO – Ela sempre repetia a mesma história
ESTADO – A plateia estava embevecida com o espetáculo dos dançarinos.
FENÔMENO METEOROLÓGICO – Choveu torrencialmente ontem.
EXISTÊNCIA – Há pessoas que sempre estão dispostas a colaborar.
DESEJO – Quero o bem de todos, tenha certeza.
CONVIVÊNCIA – Aquela proposta não nos convém.
POSSE – Patrícia possui muitos amigos.

Observação. O verbo tem papel fundamental na oração, pois é o termo essencial dela. Perceba, por exemplo, que há orações sem sujeito, mas orações sem verbo não existem.

 

CONJUGAÇÕES VERBAIS

Os quase 11 mil verbos da língua portuguesa estão divididos em três conjugações

1ª conjugação – verbos terminados em AR (amar, pulsar)
2ª conjugação – verbos terminados em ER/OR (resolver, fazer, pôr)
3ª conjugação – verbos terminados em IR – (rir, sair, dividir)

Você se lembra?

Desinência (nominal e verbal) – As desinências são elementos mórficos que se agregam ao radical para marcar as flexões das palavras. As flexões podem ser de gênero e número em nomes(substantivos, adjetivos e pronomes) e de modo-tempo e número-pessoa nos verbos. Ex. de desinências verbais: namorar, estudávamos, estudassem, cantei, corríamos, correríamos.  

 

FLEXÕES DO VERBO

O verbo é uma palavra VARIÁVEL, que pode se flexionar em número, pessoa, tempo, modo e voz. Portanto, ele é uma palavra conjugável em inúmeras categorias. Entre essas flexões, a possibilidade temporal é essencial para classificar uma palavra como verbo, pois relembramos a definição, o verbo exprime um processo que se situa no tempo.

  1. Flexões de pessoa e número

A flexão de número indica a quantidade de seres envolvidos no processo verbal, por meio da distinção entre plural e singular. Por exemplo.

1° pessoa(singular) Eu estudo

2° pessoa (singular) Tu estudas

3° pessoa (singular) Ele estuda

1° pessoa (plural) Nós estudamos

2° pessoa (plural) Vós estudais

3° pessoa (plural) Eles estudam

 

2. Flexão de modo

A flexão de modo indica a maneira como o fato se realiza. Essa flexão revela as diferentes atitudes que o falante assume em relação ao processo verbal produzido. Os modos são divididos em três, indicativo, subjuntivo e imperativo. 

O modo Indicativo evidencia uma atitude objetiva do emissor em relação ao processo verbal, apresentando um fato expresso pelo verbo como certo, preciso, seja ele passado, presente ou futuro.

Ex.

 

Eu gosto de chocolate.
Estudamos toda a matéria ontem.
Cantarei na semana cultural do Visão.

 

O modo subjuntivo evidencia uma atitude subjetiva do falante em relação ao processo verbal, permitindo, por exemplo, a formulação de hipótese, bem como expressões de dúvida, desejo. É utilizado para exprimir um fato ainda não realizado, provável ou duvidoso.

Ex.

Espero que você esteja bem.
Se eu tivesse estudado ontem não teria saído mal na prova

 

O modo imperativo evidencia uma atitude de interferência do emissor em relação ao interlocutor, exprimindo ordem, solicitação, advertência, conselho ou convite.

Ex.

Empreste-me 10 reais, por favor.
Venha ao hospital agora, seu amigo vai ser operado.
Não ponha tanto sal, isso pode lhe fazer mal.

 

AGORA VAMOS CONTINUAR OS NOSSOS ESTUDOS UTILIZANDO A APOSTILA VOLUME 3 BERNOULLI. Pessoas, revisem os conteúdos presentes nas página 126, 127(paradigma de conjugação verbal), mas estabelecendo relação das tabelas aos contextos de uso dos verbos, sem a contextualização do uso dos tempos e modos verbais, o estudo da teoria é quase que em vão, por isso, estudem fazendo relação entre a tabela de paradigma de conjugação verbal e a tabela que contem o emprego dos modos e tempos verbais(página 130, 131, 132 e 133).

E não menos importante

 

TAREFA PARA CASA

Destaque, transcreva e classifique os tempos e modos de todos os verbos presentes no texto “Do papel para o planeta” página 136. (Obs. Não precisa repetir palavra).

Resolva os exercícios propostos, página 138 e 139, do 1 ao 10).

Qualquer dúvida vocês já sabem, estou a disposição

=)

 

Comentários